Responsável pela assistência à população de Fernando de Noronha e aos turistas que passam pela ilha diariamente, o Hospital São Lucas (HSL), vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), realiza, por mês, cerca de 1 mil atendimentos de urgência. O governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, André Longo, visitaram a unidade, nessa quinta-feira (19.09), ao lado do administrador do arquipélago, Guilherme Rocha, para conferir as melhorias implementadas nos últimos meses no hospital. Na ocasião, também foi anunciada a aquisição de um equipamento de ultrassom de desempenho avançado para a unidade, que permite a realização de ecocardiograma, exame que permite avaliar o funcionamento do coração. O equipamento, adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Augusto Coutinho e com previsão de instalação em 20 dias, auxiliará no diagnóstico de quadros clínicos em cardiologia, ginecologia, vascular e obstetrícia. 

Entre as recentes requalificações no hospital, estão a inauguração de posto de emergência de sangue, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), e a instalação de uma nova sala vermelha, destinada ao acompanhamento multiprofissional e estabilização de pacientes graves. A unidade de saúde também adquiriu novos equipamentos para qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O maquinário recém-adquirido, como o aparelho para eletrocardiograma, usado para medir os impulsos elétricos do coração e detectar possíveis disfunções, já está em pleno funcionamento. 

"Com a crescente visibilidade para o turismo que o arquipélago de Fernando de Noronha vem ganhando nos últimos anos, a demanda absorvida pelo Hospital São Lucas está cada vez maior. Por isso, a necessidade de qualificar o atendimento prestado pela unidade. As novas melhorias buscam aprimorar, principalmente, o serviço de urgência e emergência do hospital, com a ampliação da sala vermelha e aquisição de importantes equipamentos", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

A unidade também conta com uma nova ambulância, cedida pelo Ministério da Saúde (MS). O veículo é equipado com aparelhos de última geração para suporte a pacientes que possam sofrer intercorrências graves, como o desfibrilador cardioversor, que auxilia no tratamento de problemas cardíacos. Para incorporar as mudanças ao cotidiano do serviço, os funcionários do Hospital São Lucas passaram por diversas capacitações. Entre os temas abordados nos treinamentos, cursos sobre primeiros socorros e atendimentos de urgência e emergência.

Além dos atendimentos de emergência, o Hospital São Lucas, ligado à I Gerência Regional de Saúde (Geres), também é destaque em atendimentos ambulatoriais, ofertando serviços em diversas especialidades, como pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. São atendidos, por mês, cerca de 1.260 pacientes nos ambulatórios. A unidade realiza, a cada mês, cerca de 2.100 exames.