As unidades de saúde geridas pelo Governo de Pernambuco têm o compromisso em atender os pacientes que busquem o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e também de serem unidades formadoras de novos profissionais em diversas áreas. Uma das estratégias para formação técnico-científica é a elaboração de eventos para discussão de práticas da assistência à saúde. Nos próximos dias 8 e 9 de novembro, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, realiza a III Jornada da Residência de Enfermagem com o tema ‘Tecnologias do cuidar: tendências, avanços e desafios para qualidade da assistência’. O evento, que acontece no auditório da unidade saúde, está com inscrições abertas no endereço: www.doity.com.br/jornadaresidenciaenfermagem até a próxima sexta-feira (25.10). Serão ofertadas 100 vagas para profissionais, residentes e acadêmicos da área de saúde. 

O Agamenon Magalhães é referência estadual em atendimento materno-infantil, com acompanhamento pré-natal de alto risco, cardiologia, clínica médica, otorrinolaringologia e obstetrícia, e em três delas conta com Programas de Residência em Enfermagem: obstetrícia, cardiologia e clínica média e cirúrgica.   

Para programação do evento foram definidos temas que englobam a assistência e o papel da enfermagem no cuidado do paciente, como também o papel da tecnologia em cuidados paliativos, na monitorização em cardiologia e no período gravídico-puerperal. Ainda no evento, os residentes terão um momento para apresentar trabalhos científicos.   

“Em nossas jornadas de residência já discutimos temas como boas práticas e o paciente como protagonista no cuidado, e para este ano, escolhemos falar sobre o uso da tecnologia e como ela pode ser uma aliada no processo de assistência à saúde sem tornar a prática mecânica. Nossos residentes identificaram a necessidade de abordagem do tema a partir das vivências e das novas tendências em saúde”, afirma a coordenadora assistencial do Programa de Residência em Enfermagem, Kelly Torres.   

DADOS - Mensalmente, O HAM atende mais de 5 mil pacientes são atendidos nas emergências da instituição (Clínica, Cardiológica, Otorrinolaringologia e Maternidade de Alto Risco), além de realizar em torno de 20 mil internações e mais de 200 mil procedimentos ambulatoriais por ano.  

PROGRAMAÇÃO  

DIA 08

9h – Mesa de abertura

9h30 - Palestra de Clínica e Cirurgia: O planejamento da assistência de enfermagem e a operacionalização na cirurgia robótica
10h - Painel de debate de Clínica e Cirurgia: Prolongar ou libertar? O papel da tecnologia em cuidados paliativos
10h20 - Palestra de Obstetrícia: Ciberativismo como ferramenta de quebra da invisibilidade e imobilização contra a violência obstétrica
11h30 - Palestra de Cardiologia: Tecnologias em monitorização invasiva em Unidade Cardio Intensiva. Palestrante: Phelipe Barros
12h - Intervalo
13h - Apresentação e avaliação de trabalhos científicos
14h - Oficina de Obstetrícia: Distocia de ombro e parto pélvico
Oficina de Cardiologia
Oficina de Clínica e Cirurgia: Hipodermóclise: punção e cuidados

DIA 09
8h30 - Palestra de Obstetrícia: Uso racional das tecnologias em saúde durante o período gravídico-puerperal
9h - Painel de debate da Obstetrícia
9h20 - Palestra de Cardiologia: Avanços e desafios da Circulação Extracorpórea no contexto atual
10h30 - Palestra de Clínica e Cirúrgica: Cuidados Paliativos: O uso de tecnologias leves para uma comunicação efetiva
11h10 - Painel de debate da Cardiologia: Valvuloplastia por cateter-balão. Palestrante: Mariana Barros
12h – Intervalo
14h - Palestra de Encerramento
15h - Premiação dos Trabalhos Científicos
16h - Apresentação Cultural e Encerramento