O Hospital Getúlio Vargas (HGV) lembra, nesta quinta (19/11) e sexta-feira (20/11), o Dia Internacional de Prevenção à Úlcera de Pressão. Nos dois dias, profissionais da unidade de saúde irão sensibilizar pacientes, acompanhantes, funcionários e colaboradores da unidade sobre o tema, focando nos cuidados preventivos. As atividades irão ocorrer sempre das 8h às 12h, no hall do hospital.

“Nosso objetivo é conscientizar a população para a gravidade desse tipo de lesão, que já é um problema de saúde pública e acontece no mundo inteiro e não em ambiente hospitalar”, explica a enfermeira estomaterapeuta Evalda Simões Lopes, coordenadora da Comissão de Lesão Cutânea do HGV.

Decorrente de fatores como baixa mobilidade, idade avançada e exposição à umidade, por exemplo, as úlceras por pressão são lesões de pele causadas pela interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito.

“É fundamental que a população saiba que se o paciente não mudar de posição, cria ferida. A informação aos pacientes e aos acompanhantes é o principal mecanismo de combate ao problema”, diz Evalda.
Conteúdo Relacionado