O Hospital da Restauração (HR), maior emergência do Norte-Nordeste, inaugurou nesta quinta-feira (03/04), com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, a primeira etapa das obras de readequação da unidade de saúde. Foi inaugurado o novo setor da emergência de adultos, que totaliza uma área reformada de 2 mil 200 m². O setor passaou de 70 para 100 leitos, o que significa 42% de ampliação, podendo aumentar o quantitativo de atendimentos que já realiza diariamente - uma média de 200 pacientes.
O primeiro bloco da nova emergência conta com salas vermelhas, onde os pacientes graves terão o primeiro atendimento, com a possibilidade de realização de cirurgias de emergência; salas laranjas e amarelas, onde todos os pacientes serão classificados de acordo com o risco, além da sala de procedimentos invasivos. A segunda parte da estrutura disponibiliza sala de sutura, consultórios clínicos, consultório buco-maxilo-facial, de traumatologia, sala de gesso, além da nova recepção. A reforma permite, ainda, melhoria no acesso das equipes de resgate, com a unificação das entradas das emergências adulta e pediátrica, reduzindo o tempo de chegada até o local de atendimento. As ambulâncias passarão a entrar no HR pela Rua Joaquim Nabuco e a saída será pela Av. Agamenon Magalhães.
O Centro de Diagnóstico da Unidade, além de já contar com dois tomógrafos, terá seu serviço de endoscopia ampliado e passará a dispor de angiografia e ressonância magnética próprias. Assim, a equipe de saúde terá acesso em curto prazo à realização de exames, melhorando significativamente o tempo de resposta em relação à conduta terapêutica para o paciente. Anteriormente, cerca de 500 pacientes por mês saiam do HR para fazer ressonâncias magnéticas em outras unidades prestadoras de serviço.
 
Com a nova estrutura e os novos serviços, os pacientes com aneurismas cerebrais ganharão uma importante terapia, a embolização, que evita a ruptura da artéria, garantindo que o sangue chegue de maneira adequada ao cérebro. No ano de 2013, o HR realizou cerca de 90 mil atendimentos em sua emergência, um aumento de 38% em relação ao ano de 2012, e de 64% em relação a 2008.
“A obra de readequação e a incorporação de novos equipamentos para o HR, além de trazer mais conforto para pacientes e profissionais de saúde, vai possibilitar a modernização do parque tecnológico e a melhoria do acesso com qualidade aos usuários do SUS. Um ganho importante é que todo leito contará com estrutura própria, como fonte de oxigênio.”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Ao todo, serão 4,9 mil metros quadrados de área reformada e estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões nas obras. Além de trazer mais conforto para pacientes e profissionais de saúde, a reforma também vai contemplar a modernização do parque tecnológico do HR.  
 
INVESTIMENTOS – Pela sua importância para a rede estadual de saúde, o Hospital da Restauração tem recebido atenção especial da Gestão. As ações de melhoria da unidade tiveram início pela implantação da UTI de trauma, com 16 leitos, no ano de 2008. Já em 2010, o HR implantou a unidade de suporte avançado e neurocirurgia, com 10 leitos. No mesmo ano, ganhou uma nova emergência clínica com classificação de risco, acolhimento humanizado e reforma do ambulatório. Em 2011, o hospital passou por obras de ampliação, ganhando 48 novos leitos e, no ano passado, foram implantados 45 leitos de enfermaria e a aquisição de um novo tomógrafo. Com esses investimentos e a implantação de um modelo de gestão clínica, o HR deixou de ter pacientes nos corredores, cena impensável até bem pouco tempo atrás.
Conteúdo Relacionado