A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promovem nesta terça-feira (27.03) o IV Seminário sobre as Concepções de Saúde da Mulher Idosa. O evento será realizado no auditório do Abrigo Espírita Lar de Jesus, localizado no bairro da Torre, e trará o tema "Transtorno ou Demência: entendendo a diferença". 
 
O seminário tem por objetivo elucidar a importância de qualificar as informações acerca da área de saúde mental, esclarecendo as diferenças entre o transtorno mental e as demências associadas ao envelhecimento. A palestra será proferida pelo médico psiquiatra e consultor técnico em Saúde Mental da SES, Gustavo Arribas, e pelo médico geriatra Rafael Alex Sobrinho. 
 
O público alvo do Seminário será composto por representações das coordenações, cuidadores e/ou equipe técnica das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) acompanhadas pelo Programa Humanidade, Grupos de Idosos da Região Metropolitana do Recife, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e Órgãos Públicos do Estado, coordenadores e profissionais da atenção primária em saúde, visando o esclarecimento e empoderamento deste público acerca da temática proposta.
 
Na ocasião, será homenageada Edusa César Meneses de Araújo Pereira (in memoriam), idealizadora do Seminário, pela sua brilhante atuação e dedicação às políticas públicas voltadas a pessoa idosa de nosso Estado. O evento é uma iniciativa das gerências de Saúde do Homem e do Idoso e de Atenção à Saúde Mental da SES; com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI).
 
POPULAÇÃO - A pessoa idosa torna-se agente ativo no processo de cidadania, com a construção de condições de vida com qualidade e de uma sociedade cada vez mais justa e solidária. Nesse contexto, a  SES e a SJDH  trabalham no sentido de implementar ações pautadas a atender o Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, como: emancipação e protagonismo; promoção e defesa e direitos e informação e formação. É necessário, portanto, valorizar o emponderamento da pessoa idosa, a fim de que sua cidadania seja concretizada com o domínio de informações imprescindíveis para seu exercício, entre elas o conhecimento do Estatuto do Idoso e das Políticas Públicas voltadas a essa parcela significativa da população, reforçando o compromisso em favor do envelhecimento ativo e livre de preconceito.