A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental (Gasam), que vem desenvolvendo ações de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Estado, promove nesta sexta-feira (20/11), na sede da SES, no Bongi, a partir das 9h, debate sobre a Clínica do Autismo, com a apresentação do filme Outras Vozes, aberto para profissionais de toda a RAPS do Estado. Como convidada, a psicanalista da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), Ana Martha Maia, membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), com ampla experiência em autismo e que atua no Rio de Janeiro.

A atividade é uma parceria da SES com o Núcleo de Pesquisa sobre Autismo da Escola Brasileira de Psicanálise e com a Faculdade Esuda. Pela tarde, a partir das 14h, haverá a realização do curso Autismos: Uma direção de tratamento, com a especialista Ana Martha Maia, promovido pelo Núcleo de Pesquisa sobre o Autismo da EBP, no auditório da Faculdade Esuda.

O debate faz parte do Fórum Estadual de Saúde Mental Infantojuvenil, um espaço de discussão permanente e coletiva sobre a rede de cuidado da infância e juventude, que realliza encontros mensais. "Durante as reuniões, o Fórum tem trabalhado temas que representam impasses na prática clínica dos serviços e na execução da política do cuidado e garantia de direitos. Dentre eles: a política de saúde mental para a infância e juventude e linha de cuidado, a importância da intersetorialidade, a internação compulsória, a clínica do autismo e tantos outros temas que suscitam debate e construção desse coletivo", explica a coordenadora de Atenção à Saúde Mental Infantojuvenil, Valdiza Soares.

Outras Vozes é um documentário realizado por Silvia Cortés e Iván Ruiz que apresenta depoimentos de pais e famílias de crianças e adolescentes. Também há entrevistas com psicanalistas da Espanha, França, Bélgica e Itália.

Inscrições - Os interessados deverão realizar depósito bancário em nome da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP): Banco Itaú. ag.1247, C/c 54281-2 e enviar o comprovante de pagamento e nome completo para o e-mail: ebpsecaope@gmail.com. Para mais esclarecimentos procurar a secretaria da EBP - 34270836, a partir das 14h30. Valor do evento: 40,00 para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSis), com comprovante de lotação no serviço. 80,00 para os demais participantes. Para informações ou esclarecimentos procurar a EBP – 34270836 ou a Gasam/SES – 3184.0582/0583.