Buscando a qualificação dos níveis de atenção, a equidade na atenção à saúde e a contribuição para a produção de conhecimento sobre a saúde integral, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), realiza, nesta terça-feira (21.11), o I Seminário Regional da Construção do Cuidado: O Olhar da VI Regional de Saúde sobre a Implantação da Política de Saúde LGBT, no auditório do Centro de Ensino Superior de Arcoverde (AESA-CESA), das 8h às 17h.

O evento busca fomentar a discussão sobre os direitos e as necessidades em saúde da população LGBT com a participação secretários municipais de saúde, coordenações municipais de Atenção Básica e Saúde Mental, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Unidade Básica de Saúde da Família, estudantes de Psicologia e de Enfermagem do AESA/CESA, profissionais de Assistência Social e representantes da Gerência Regional de Educação.

Na programação, o coordenador de Saúde Integral da População LGBT da SES, Luiz Valério, explanou sobre a Política de Saúde LGBT em Pernambuco e o contexto que envolve as conquistas e dificuldades desse público. Ainda no evento serão promovidos grupos de discussões para conduzir e implantar a política nos municípios.

“O Estado de Pernambuco foi o primeiro a implantar e legalizar essa política e com isso fomenta a discussão com trabalhadores, gestores, estudantes e usuários a implantação nos municípios. Sendo assim, a VI Regional de Saúde sedia esse encontro para dar subsídio aos municípios para esta implantação preconizada pela Portaria nº 60. Vamos sendo vanguardistas com a  missão de atuar na região para orientar, apoiar, sensibilizar e incentivar os municípios”, afirmou a gerente da VI Geres, Renata Remígio.