Dando prosseguimento às ações comemorativas do Mês da Consciência Negra, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoveu, nesta quinta-feira (23.11),  auditório da sede, no Bongi, o VI Encontro Estadual de Saúde da População Negra. Na ocasião, houve o lançamento do perfil epidemiológico com recorte racial, com o objetivo de divulgar informações referentes ao nascimento, adoecimento e morte da população negra (pessoas pretas e pardas), em Pernambuco.

“É um momento de reflexão e de prestação de contas das ações realizadas ao longo do ano”, explicou a coordenadora estadual de Saúde da População Negra da SES, Miranete Arruda. 

Ainda foi feita apresentação e debate sobre a perspectiva socioantropológica da doença falciforme. Na análise, a professora doutora do Departamento de Antropologia da UFPE Ana Cláudia Rodrigues demonstrou como se apresentam as desigualdades econômicas e sociais dentro do ponto de vista da saúde pública.

Para encerrar, a assistente social Jackeline Santos, da Diretoria de Enfrentamento da Violência de Gênero contra a Mulher da Secretaria Estadual da Mulher, fez uma análise dos casos de violência doméstica, familiar e sexual contra mulheres crianças e adolescentes, também com um recorte racial.