A VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Petrolina, realizou nesta quinta-feira (23.11), o lançamento do Guia de Monitoramento e Avaliação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, produzido em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Univasf. O Guia tem como objetivo qualificar os profissionais e a gestão no monitoramento dos registros realizados pelos diversos serviços dos pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A partir da utilização deste instrumento pelos serviços que realizam ações de saúde mental, esperamos que estimule a prática de planejamento e monitoramento, que ainda não ocorre no cotidiano dos serviços, para a produção de indicadores que reflitam o trabalho em redes.

O evento que aconteceu no auditório da VIII GERES, contou com a participação de João Marcelo Costa, gerente de Atenção à Saúde Mental do Estado de Pernambuco (SES-PE/GASAM), de Aline Silva Jerônimo, gerente da VIII Região de Saúde de Pernambuco, de profissionais da rede, e também com representação dos municípios e das coordenações das secretarias municipais de saúde, além da presença de instituições como a Univasf e UPE.

Após a mesa de abertura, com as representações da GASAM, VIII GERES, Univasf e Município de Petrolina, a autora do Guia, AnnneCrystie Miranda, psicóloga que teve como um dos campos no seu período de residência a VIII GERES, fez uma breve apresentação da proposta.

“A essência do Guia é manter acesa nos trabalhadores da Saúde Mental a chama da militância. Como documento técnico construído para qualificar as práticas e cuidar do cotidiano dos serviços, monitorar e avaliar em Saúde Mental e Atenção Psicossocial é, acima de tudo, defender a transformação social e a garantia dos direitos das pessoas”, disse.

Posteriormente, houve um ato cerimonial de entrega do Guia para os colaboradores e coordenadores de Saúde Mental e da Atenção Básica dos respectivos municípios pertencentes a VIII Região de Saúde-PE. Trata-se de uma ação pioneira no Estado de Pernambuco no que se refere ao monitoramento das ações de saúde mental, cuja atuação deve permear por todas os níveis de complexidade, considerando sua relevância para a saúde pública.