Desde o último mês de maio, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) está envolvido em um projeto de melhoria da assistência à saúde da população beneficiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS) busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção, a partir da organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) na rede de atenção aos usuários do SUS. Até a próxima sexta-feira (08.11), o Grupo Condutor do Projeto, formado por representantes da SES, dos municípios participantes, tutores e facilitadores, estará reunido em um workshop de integração com o tema “Acesso à Rede de Atenção à Saúde”, na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em Belo Jardim. A programação ainda conta com atividades voltadas para os técnicos das equipes de Atenção Primária nos oito municípios que estão inseridos no Projeto. O Planifica SUS faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Hospital Israelita Albert Einstein, que monitora a implementação do Projeto no Estado. 

O Planifica SUS está sendo implantado, inicialmente, nos municípios integrantes da IV Gerência Regional de Saúde (Geres): Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Tacaimbo, São Bento do Uma, Poção, Cachoeirinha e Sanharó. A proposta do CONASS é implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, em regiões de saúde das 27 Unidades Federativas, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde e a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS. Entre os objetivos da iniciativa, o apoio ao corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde no planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, na organização dos macroprocessos da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada, na lógica das Redes de Atenção à Saúde.  

Nesta terça-feira (05.11), aconteceu a reunião do Grupo Condutor para avaliação dos trabalhos já desenvolvidos em cada cidade, questionamentos e encaminhamentos para as novas etapas. Nos encontros, os profissionais discutem e verificam as ferramentas e metodologias, visando a melhoria do acesso dos usuários do SUS as Unidades Básicas de Saúde da região e na UPAE.  

A reunião contou com a presença do secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa da SES, Humberto Antunes. O gestor, que também visitou o espaço onde ocorreu o workshop dos técnicos de atenção primária do município de Belo Jardim, destacou a complexidade da iniciativa. “A adesão ao Planifica é processo importante de integração entre as atenções primária e especializada. A SES acredita que, este processo realizado em sua integridade, vai atingir o sucesso e revigorar a rede de atenção para o atendimento a população com maior eficácia. Estamos passando por um momento de reconstrução do modelo assistencial e a expertise do Proadi só tem a nos beneficiar e estimular”, afirmou.    

 

A equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, facilitadora do Planifica no Estado, é formada por um consultor e dois analistas de tutoria, que atuam na formação de 25 tutores (grupo formado por profissionais de saúde dos municípios), que após a formação tem o papel de replicar o aprendizado em suas unidades.  

A região Micro VIII, pertencente a IV Regional de Saúde, foi escolhida como região piloto para implantação do Planifica SUS no Estado. A área conta com a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em Belo Jardim, que integra o Protocolo de Regulação do Acesso às Referências Especializadas de Pernambuco. Para replicação da metodologia, cada município participante tem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) laboratório, onde são executadas diversas ações e processos de trabalho, nas semanas padrão do Planifica SUS, através de workshop e oficinas tutoriais, que acontecem na primeira semana de cada mês. Já a UPAE de Belo Jardim atua como um laboratório especializado. As Unidades de Atenção Especializadas de todo o Estado servem de referência para os serviços de Atenção Primária.

Esta região conta 287.215 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2018, além de possuir 76 Unidades Básicas de Saúde, onde o Projeto atua para atingir os mais de 1 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e seus auxiliares, técnicos em enfermagem, motoristas, recepcionistas, etc. 

“Desde o início do PlanificaSUS em Pernambuco, as semanas tem ocorrido de forma muito organizadas, está havendo uma mobilização muito grande e positiva dos profissionais e gestores, todos bem empenhados em promover as mudanças necessárias nas Unidades Básicas de Saúde e na UPAE. Os atores envolvidos estão participando ativamente de todo processo,e conjuntamente, promovendo as mudanças e adaptações necessárias para funcionar ainda melhor. No geral, tanto municípios quanto Estado estão muito empenhados em promover melhorias para a população usuária do SUS da Micro VIII e demais regiões, visto que se colocam como região laboratório para o Estado de Pernambuco”, explica a consultora regional do PlanificaSUS, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro.