“Vencendo preconceitos”. Dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para lembrar a data, uma caminhada foi organizada pelo Centro de Apoio Psicossocial (Caps) em parceria com as Prefeituras de Olinda, Recife, Jaboatão, Cabo, Paulista e Camaragibe. O evento teve início às 8h30, no Parque 13 de maio, localizada no bairro da Boa Vista.

Segundo a Coordenadora do Núcleo da Luta Antimanicomial, Neuma Melo, “a campanha tem por objetivo de lutar por novos serviços de assistência à pessoa com sofrimento mental. Levaremos uma carta ao Governador, fazendo nossas reivindicações”.

O Programa Estadual de Atenção à Saúde Mental também marcou presença. “Temos o papel de apoiar esse movimento, repensando a loucura de uma maneira geral e refletindo sobre a exclusão social. A participação da sociedade é de extrema importância para que ocorram ações como essa, em que podemos refletir sobre a inclusão e exclusão social”, afirmou o gerente de Atenção à Saúde Mental, Ivo de Andrade Lima Filho.