O cordel, gênero literário popular e com aceitação do grande público, foi escolhido pelo Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox-PE) para orientar a população pernambucana sobre acidentes com animais peçonhentos e outras substâncias que podem causar intoxicações exógenas. O projeto intitulado “O Cordel Encantando a Prevenção”, que conta com cinco publicações de temas diferentes, será lançado nesta quarta-feira (07/05), às 8h30, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, com apresentação teatral do material, que está disponível no fim do texto para download.

“Usaremos a literatura de cordel para desenvolver atividades lúdicas na educação em saúde, chegando mais perto da população em geral. Também queremos capacitar os profissionais da atenção primária e da média complexidade sobre o tema, o que é essencial para a prevenção dos casos e a resolução em tempo oportuno dos acidentes, evitando sequelas e até a morte da vítima”, afirma a coordenadora do Ceatox-PE, Lucineide Porto.

Ao todo, cinco cordéis foram elaborados pela equipe do Ceatox, em parceria com o médico e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Sávio Pinheiro. Eles abordam informações sobre acidentes por escorpião e serpentes, intoxicações por plantas tóxicas e chumbinho (veneno clandestino de uso proibido no controle de roedores). O quinto deles foi pensado para explicar os principais acidentes registrados nos distritos sanitários de Recife.

Durante o lançamento dos cordéis, haverá palestras com o coordenador do Programa Nacional de Prevenção aos Acidentes por Animais Peçonhentos, Guilherme Reckziegel; a professora Cleide Ribeiro, do Departamento de Zoologia da UFPE; e da coordenadora do Ceatox-PE, Lucineide Porto.

Ainda em maio, escolas de Recife serão visitadas para que os alunos se tornem multiplicadores das informações em suas comunidades. A iniciativa é uma parceria da SES com as secretarias de Saúde e de Educação de Recife. O material será distribuído, juntamente com a realização de atividades lúdicas, nas escolas municipais Darcy Ribeiro, no Cordeiro dia 12/05; São João Batista, no Alto Santa Terezinha, dia 14/05; e Engenheiro Henoch em Brasília Teimosa, dia 16/05. Capacitações também estão previstas com agentes comunitários de saúde (ACSs), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), enfermeiros e médicos.

DESCENTRALIZAÇÃO – Desde outubro de 2011, o atendimento dos pacientes picados por escorpião e serpentes e de outras intoxicações foram descentralizados do Ceatox para toda a rede de saúde (Unidades de Pronto Atendimento – UPA’s, postos de saúde, policlínicas e hospitais regionais). Com isso, o Centro passou a ser a referência para tirar as dúvidas da população e das equipes médicas, por meio do 0800.722.6001, indicando como proceder e qual serviço de saúde buscar.

DADOS – No ano de 2013, o Ceatox registrou aproximadamente 12 mil atendimentos entre informações, notificações e reavaliações. Desses, 2.724 envolviam casos de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos. Os acidentes por escorpiões lideram essa lista, com mais de 850 casos notificados. Este ano, já foram registrados mais de 250 casos de picadas por escorpiões em todo o Estado. “Desde agosto de 2012 que não registramos óbitos por escorpiões em Pernambuco. Esse trabalho é fruto da descentralização do atendimento para toda rede de saúde do Estado e as capacitações em toxicologia clínica” ressalta Lucineide Porto.

Conteúdo Relacionado