Uma verdadeira micro-cidade foi fundada em 1941 para atender às recomendações do Serviço de Profilaxia da Lepra (hanseníase): era o Hospital Geral da Mirueira. Projetado com ruas, praças, templo religioso, prefeitura, escola, área de lazer, além dos complexos médicos necessários, o complexo tinha por objetivo minimizar o sofrimento dos pacientes. A unidade era símbolo do isolamento social dos acometidos pela doença em Pernambuco.

 

Durante o período em que vigorou o isolamento compulsório, os internos da Mirueira lutaram contra o esquecimento, o determinismo que os “condenava” ao fim. Dentro do espaço que lhes foi imposto, reformularam suas vidas, forjaram novas relações sociais, novos pactos de convivência e solidariedade, inclusive criaram uma trupe teatral com encenação de espetáculos na colônia e um jornal.

 

Outros tempos, hoje, o Hospital Geral da Mirueira – também chamado Sanatório Padre Antônio Manuel – ocupa uma área de 11,2 hectares e é referência estadual no atendimento aos pacientes de hanseníase e vítimas de alcoolismo. Os avanços da medicina trouxeram a cura da doença, e o atendimento passou a ser ambulatorial. São internados apenas pacientes antigos, com sequelas da doença, ou casos de complicações inerentes a ela.

 

O Hospital Geral da Mirueira também atende pacientes alcoolistas e com patologias de contágio, como tuberculose e H1N1. Além disso, possui ambulatório aberto à comunidade, atendendo nas especialidades de clínica médica, pediatria, dermatologia, cardiologia, cirurgia vascular, odontologia, pediatria e ginecologia. O local também tem um moderno núcleo de reabilitação psicossocial, onde há sessões de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O hospital ainda conta com serviço de imagem (ultrassom e raio-X).

 

Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Estrada de Santa Casa, S/N
Mirueira
Paulista - PE
-
Telefones: 
(81) 3184.4415
Diretor: 
José Carlos de Lima Cavalcanti Rosa
E-mail: 
hgmses@yahoo.com.br
Tipo da Unidade: 
Hospital